Entendendo "Alejandro"

Como você deve saber, há pouco dias foi divulgado pela VEVO o novo clipe de Lady GaGa. "Alejandro" chegou causando impacto, garantindo mais de 3 milhões de exibições no Youtube em poucas horas. Porém, além do impacto, "Alejandro" chegou causando polêmica. As cenas religiosas no clipe acabaram por irritar certos religiosos, que se arriscaram a dizer que a cantora estava blasfemando contra Deus. As menções ao regime nazista da Alemanha também fizeram com que o clipe fosse, mais uma vez, vítima de críticas bombásticas.
Porém, me pergunto, será que realmente entenderam o sentido do vídeo? Será que viram o significado, a mensagem que há por trás de toda àquela arte? Pois vamos lá.


Referência à Alemanha nazista: É possível ver a neve caindo, o espaço parece um campo de concentração e os dançarinos parecem treinar. É um treinamento militar, e tudo isso representa a ditadura militar comandada por Hitler que aconteceu na Alemanha anos atrás.
Significado: GaGa queria nos mostrar, com isso, que mesmo hoje em dia vivemos em uma espécie de ditadura militar. Ela defende o amor homossexual, e a sociedade ainda rejeita, o preconceito ainda é imenso. É uma ditadura! Ou não?

Gays e sexo: GaGa é visivelmente apaixonada por Alejandro, Fernando e Roberto. O ruim da situação é o fato de os três serem gays, portanto, não a querem. GaGa então os prende em um quarto, com três camas (um em cada cama, dã), para que ela possa aproveitar deles sexualmente. O salto alto em cada dançarino indica o lado feminino presente neles.



Religiosidade: GaGa, cansada de sofrer amorosamente por Alejandro, Fernando e Roberto, decide virar freira. Assim ela achava que, impondo a religião, não teria mais de gostar deles.
Há então uma cena em que
GaGa é aclamada por todos os dançarinos gays: O voto da abstinência os deixa felizes, pois ela não teria mais de abusá-los.



Simbolismo: As cruzes invertidas causaram polêmica. Mas calma aí. Os religiosos de plantão deveriam saber. Essas são as cruzes de São Pedro, e não apenas cruzes invertidas usadas em rituais satânicos!







Engolindo o terço: Representa apenas mais uma parte da ditadura que vivemos hoje em dia. Vivemos em um mundo hipócrita e engolimos a religião de cabeça baixa, sem questionar a nada. Há também quem diga que GaGa engole o terço para interiorizar sua fé. Quem sabe? Das duas formas, não é blasfêmia.




Unissexualidade: Quando GaGa aparece vestindo uma roupa mais discreta e o corte de cabelo idêntico ao corte dos dançarinos, ela quer representar a unissexualidade. Sem julgar sexo, opção sexual e etc. Somos todos iguais.





Enterro e coração: No caixão, é Alejandro. GaGa o mata. Na mão dela, o próprio coração. Com uma estaca. Seu sofrimento é representado; ela não tem mais Alejandro.






Cordas: Perceba que GaGa e o militar estão presos por cordas suspensas. Isso representa a marionete que somos da sociedade. Somos marionetes do padronismo, onde seguimos as coisas porque a sociedade impõe. Mais uma crítica.





Fim: GaGa parece se desmaterializar no fim do vídeo. Representa a morte espiritual da cantora. Após perder Alejandro de todas as formas, a angústia e frustração tomou totalmente conta dela. Assim, sua morte não é física. É espiritual.





Bem, eu sei que não sou o melhor explicador pra este vídeo tão polêmico e enigmático, mas eu só queria que enxergassem o verdadeiro sentido dessa OBRA DE ARTE que GaGa nos disponibilizou, ao invés de ficarem falando merda por aí. Beijos.

1 opiniões:

Ana Luiza disse...

Por que todos criticam sem ao menos saber? Q raiva!
As fotos de Alejandro *o*
Catei! HAHA'

Postar um comentário